WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação

  • Coordenadores Gerais: Carina Friedich Dorneles (UFSC) e Ecivaldo Souza Matos (UFBA)
  • Coordenador Local: André Drummond (UnB)

 

O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre pesquisadores, docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação.

Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2014 que ressalta os sistemas sociais e eventos de grandes massas, o tema desta edição do WEI é Educação em Computação na Integração de Sistemas Sócio-Técnico-Culturais. Em um contexto no qual a sociedade se mobiliza através de sistemas computacionais, novos desafios para a Computação surgem a partir da integração de tais sistemas com aspectos socioculturais. No contexto da Educação em Computação, é necessário discutir como preparar os estudantes para participar e desenvolver essa nova realidade.

 

PROGRAMAÇÃO WEI 2014

 29 de julho de 2014 

 Horário Atividade 
 09:00 - 11:00  Abertura do WEI
11:00 - 11:15  Intervalo 
11:15 - 13:15  Reunião CNPQ/CAPES 
13:15 - 14:30 Almoço 
14:30 - 16:30

Painel - Os Desafios da Construção de Universidades de Excelência no Brasil
(em conjunto com SECOMU)

Marco Antonio Casanova(PUC-Rio)
Abilio Baeta Neves(PUCARS)
Edmundo Souza e Silva(UFRJ)
Augusto Sampaio(UFPE)
Lisandro Granville (Vice-Presidente da SBC)
Moderador: Luis Lamb(UFRGS)

16:30 - 16:45  Intervalo
16:45 - 19:00 Sessão técnica Especial - Best Papers 

 

 30 de julho de 2014 

 Horário Atividade 
 09:00 - 11:00  

Grupos de Trabalho (GT) / Fórum de Graduação

GT - Ciência da Computação
GT - Sistemas de Informação
GT - Licenciatura em Computação
GT - Engenharia de Software
GT - Engenharia da Computação
GT - Cursos Superiores de Tecnologia

11:00 - 11:15  Intervalo 
11:15 - 13:15 

Grupos de Trabalho (GT) / Fórum de Graduação

GT - Ciência da Computação
GT - Sistemas de Informação
GT - Licenciatura em Computação
GT - Engenharia de Software
GT - Engenharia da Computação
GT - Cursos Superiores de Tecnologia

13:15 - 14:30 Almoço 
14:30 - 16:30

SECOMU

16:30 - 17:30  Sessão Interativa de Trabalhos (Pôsteres)
17:30 - 19:00

Plenária do WEI (premiação dos melhores trabalhos)

 

 31 de julho de 2014 

 Horário Atividade 
 09:00 - 11:00

 Sessão de Comunicação Oral 01 - Formação de Professores, Currículo e programas

Sessão de Comunicação Oral 02 - Didática, Estilos de aprendizagem e Avaliação

11:00 - 11:15  Intervalo 
11:15 - 13:15 

Sessão de Comunicação Oral 03 - Gênero, Educação Inclusiva, Multidisciplinaridade e Ensino
Sessão de Comunicação Oral 04 - Educação Básica, Programas e Iniciativas educacionais

13:15 - 14:30 Almoço 
14:30 - 16:30

SECOMU 

16:30 - 17:00  Intervalo
17:00 - 19:00  

 

 

SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL - BEST PAPERS

Terça-feira, 29 de julho de 2014, 16:45 às 19:00

 

 

Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação

André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí
Elieser Ademir de Jesus, Universidade do vale do Itajaí
Fillipi Pelz, UNIVALI
Luiz Fernando Noschang, Universidade do Vale do Itajaí. 

 

Museu Virtual da História da Computação:

uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação

Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria
Felipe Müller, Federal University of Santa Maria
Andre Zanki Cordenonsi, Pablo Dalsasso, Andreia Bos, Universidade Federal de Santa Maria.

 

Computação Desplugada no Ensino de Bancos de Dados na Educação Superior
Adriana Martinhago, Rodrigo Smarzaro, Iasmini Lima, Leidiane Guimarães, Universidade Federal de Viçosa.

 

PizzaMia: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos Baseado no PMBOK
Pablo Schoeffel, Universidade do Estado de Santa Catarina. 

 

Ensino de IHC no Brasil: Panorama Atual e Perspectivas
Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Milene Silveira, PUCRS
Raquel Prates, Universidade Federal de Minas Gerais
Sílvia Amélia Bim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Simone Barbosa, PUC-Rio.

 

Recursos Educacionais Abertos sobre IPv6: um processo de construção e de avaliação da qualidade
Fabiana Costa, Silvana Correa, Rejane Cunha Freitas, Centro Universitário Estácio do Ceará.

 

SESSÃO INTERATIVA COM PÔSTERES

Quarta-feira, 30 de julho de 2014, 17:00 às 19:00

 

 

A experiência do ambiente da Fábrica de Software como ferramenta de auxílio nas atividades de ensino do curso de Sistemas de Informação do IFC - Campus Araquari

Fernando Braz, Instituto Federal Catarinense
Eduardo da Silva, Marco André Mendes, Ivo Marcos Riegel, Joice Seleme Mota, Instituto Federal Catarinense
Casemiro Mota, Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari,
Paulo Oliveira, Instituto Federal Catarinense

 

AAPW: Uma ferramenta para facilitar o aprendizado de programação

Mouglas Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Richarlyson D'Emery, Universidade Federal de Pernambuco
Gilberto Cysneiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC

Diogo Firmo, Humberto Gondim, Federal Rural University of Pernambuco
Taciana Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Ferramentas de apoio ao aprendizadode programação na FAFICA

Marcia Souza, FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (PE),
Cesar França, Walquiria Lins, C.E.S.A.R. - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

 

Uma Abordagem Simplificada para Experimentação de Artefatos em Trabalhos de Conclusão de Curso

Felipe Santos, Kele Belloze, CEFET/RJ
Fábio Paschoal Jr., CEFET-RJ
Eduardo Bezerra, CEFET/RJ
João Roberto Quadros, CEFET-RJ
Eduardo Ogasawara, CEFET/RJ

 

Uma Metodologia Didática para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Aplicada a Cursos de Computação

Tania Pinheiro, UFC
Carla Ilane Moreira Bezerra, UFC

 

Integrando o Network Simulator 2.0 a um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Karl Hansimuller Alelaf Ferreira, Rommel Wladimir de Lima, Marcos Vinicius Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
José Osvaldo Chaves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Thiago Reis da Silva, UFRN

 

Um Ambiente de Desenvolvimento Personalizável para o Ensino de Programação

Willian Frantz, Universidade de Fortaleza
Herleson Pontes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

 

Aulas Interativas como Catalizador no Processo de Aprendizagem em Programação

Daniela Silva, Universidade de Fortaleza
Herleson Pontes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

 

Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Programação Baseado na relação entre

Perfis Cognitivos, Padrões Pedagógicos e Auto-Regulação dos Estudantes

Adelito Farias, Tancicleide Gomes, UFRPE
Giordano Cabral, UFRPE

 

Juiz online integrado ao ambiente Moodle para avaliação automática de algoritmos

Rafael Hernandez Galasso, Universidade do Vale do Itajaí
Benjamin Grando Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

 

NeanderSIM: Simulador Gráfico de Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores

Matheus Ullmann, Ana Carolina Inocencio, Marcelo Silva Freitas, Edmundo Dias, Paulo Afonso Junior, Universidade Federal de Goiás.

 

Ensino de Programação Linear Online

Rodrigo Veras, UFPI
Marcos Frazão, UFPI
Keylla Maria Sá Urtiga Aita, UFPI
Vinicius Machado, UFPI

 

Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase II)

Fabrício Herpich, Rafaela Jardim, UFSM
Ricardo Silva, UFSM
Gleizer Voss, UFSM
Felipe Becker Nunes, UFSM
Roseclea Medina, UFSM

 

A Plataforma Arduino para fins didáticos: Estudo de caso com recolhimento de dados a partir do PLX-DAQ

Michelle Melo Cavalcante, Instituto Federal da Bahia
João Lucas de Souza Silva, IFBA - Instituto Federal da Bahia
Esdriane Cabral Viana, Instituto Federal da Bahia
Jamilson Ramalho, Universidade Federal de Pernambuco

 

Simulação do Processo de Substituição de Páginas em Gerência de Memória Virtual

Fagner do Nascimento Fonseca, IFBA
Flávia Maristela Nascimento, UFBA/IFBA

  

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 01 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 09:00 às 11:00

  

 

A formação continuada de professores num curso de Licenciatura em Computação:

a integração curricular no desenvolvimentoprofissional
Adao Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Marcia Fink, Instituto Federal Farroupilha

 

Formação Articulada entre Docentes na Disciplina de Prática de Ensino para a Licenciatura em Informática do IFRN
Francisco das Chagas da Silva Júnior, Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

 

Proposta curricular para minimizar a evasão do curso de BSI da UTFPR
Mariangela Gomes Setti, UTFPR
Maria Claudia Emer, Universidade Tecnologica Federal do Parana
Marcelo Mikosz, Universidade Positivo
Luiz Merkle, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba
Marilia Amaral, UTFPR

 

Uma pesquisa de opiniao sobre a relevância dos conteúdos abrangidos pelo POSCOMP
Fabio De Sordi Junior, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Jacques Duílio Brancher, UEL - Universidade Estadual de Londrina

 

Aplicação da Gamificação da Disciplina de Empreendedorismo
Paulyne Jucá, Germana Rolim, Universidade Federal do Ceará
Alex Oliveira, Alexsandro Oliveira, UFC
Carlos Diego Almeida, Unifor

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 02 - DIDÁTICA, ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 09:00 às 11:00

 

 

Montanha de Chomsky: jogo tutor para auxílio no ensino de Teoria da Computação.
Lucas Leite, Maria Sibaldo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Tiago de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco
Rodrigo de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Metodologia de Diagnóstico e Regulação de Componentes de Habilidades da Aprendizagem de Programação
Marcia Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo
Elias Oliveira, UFES

 

APRENDE: Um novo sistema tutor inteligente para auxiliar nas dificuldades

dos conteúdos de algoritmos e programação
Sandro Camargo, Universidade Federal do Pampa
Cristian Cechinel, Universidade Federal de Pelotas

 

TRANSVERSAL: Uma Abordagem Sistêmica Para Predição de Desempenho de Estudantes no ENADE

por meio do uso do Ciclo PDCA
Ornélio Hinterholz Junior, Estácio Atual - Faculdade Estácio da Amazônia
Wender A. Silva, Estácio
Gracieth Valenzuela, Faculdade Estácio da Amazônia
Angelo Freire, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Arcabouço Multidimensional de Avaliação dos Discentes baseado na Análise de Recursos Pedagógicos
Alana Morais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Joseana Fechine, Universidade Federal de Campina Grande
Evandro Costa, UFAL 

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 03 - GÊNERO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO E MULTIDISCIPLINARIDADE

Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 11:15 às 13:15

 

Como jogos educacionais são desenvolvidos? Uma revisão sistemática da literatura
Paulo Eduardo Battistella, UFSC
Christiane Gresse von Wangenheim, Universidade Federal de Santa Catarina
João Miguel Fernandes, Universidade do Minho, Portugal

Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros: Um Relato de Experiência
Keline Morais Balieiro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Luana Balieiro Cosme, Alana Mendes da Silva, Amanda Chaves Moreira Cangussu, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Luciana Balieiro Cosme, IFNMG - Campus Montes Claros

Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial
Alyne Oliveira, UFMG
Mirella Moro, Raquel Prates, Universidade Federal de Minas Gerais

LEDS: Um Ambiente para Impulsionar o Aprendizado em Computação
Rodrigo Calhau, IFES
Paulo Sérgio Santos Júnior, Federal Institute of the Espirito Santo (IFES)
Karin Komati, Ifes
Maxwel Monteiro, IFES - Federal Institute of Educantion and Technology of Espirito Santo
Fabiano Ruy, IFES - Instituto Federal do Esp.Santo
Vanessa Battestin Nunes, IFES

 

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 04 - EDUCAÇÃO BÁSICA, PROGRAMAS E INICIATIVAS EDUCACIONAIS

Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 11:15 às 13:15

 

 

Análise de ferramentas para o ensino de computação na educação básica
Eraylson Galdino, Aline Ferreira, Sebastião Neto, Renato Lopes, Universidade de Pernambuco
Ariane Rodrigues, UPE

 

A disseminação do pensamento computacional na educação básica:

lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação
Rozelma França, Universidade Federal de Pernambuco
Victor Ferreira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
L. Almeida, Universidade de Pernambuco
Haroldo Amaral, UPE

 

Programação de Computadores no Ensino Fundamental : Experiências com Logo e Scratch em Escola Pública
Fábio Bezerra, UFRA
Klissiomara Dias, Universidade Federal Rural da Amazônia

 

Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência
Millena Lauyse Silva de Oliveira, Anderson Alves de Souza, Aline Ferreira, Emanoel Barreiros, Universidade de Pernambuco

 

O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões
Sarajane Peres, Universidade de São Paulo
Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Alexandra Ferrari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Camila Izidio Costa, Universidade de São Paulo
Caio Alves, Universidade de São Paulo
Charles Giovane de Salles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Gabriel Bruscatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Gabriela S. Silva, Universidade de São Paulo
Lucas F. da Silva, Universidade de São Paulo
Luiz G. de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mateus F. Teixeira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pedro H. M. Delmondes, Universidade de São Paulo
Priscilla K. Wagner, Universidade de São Paulo 

 

 

TÓPICOS DE INTERESSE

O WEI convida a submissão de artigos (de 8 a 10 páginas) sobre Educação em Computação (educação básica,graduação, pós-graduação, educação não-formal e corporativa) nas seguintes categorias:

  •  Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática e/ou modelos, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participante, métodos quantitativos, entre outros) e outras contribuições técnicas e/ou técnico-pedagógicas para a pesquisa na área de Educação em Computação;
  •  Artigos com Relatos de Experiência: descreve uma iniciativa prática, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem que possa ser reproduzido;
  •  Artigos sobre Ferramentas e Técnicas: apresentam ferramentas, técnicas ou processos para apoiar o ensino e/ou a aprendizagem de Computação.
  •  Ensaios: apresentam argumentação de natureza teórico-reflexiva na área de Educação em Computação.

Em todas as categorias, os artigos devem apresentar trabalhos originais, incluindo a revisão de trabalhos relacionados que ajudem a contextualizar a presente submissão. Dentro das quatro categorias, convida-se submissões que versem sobre qualquer temática relacionada ao ensino/aprendizagem de Computação, seja na educação básica, graduação, pós-graduação, educação não-formal e corporativa ou em outros cursos relacionados à área.

Os artigos devem estar relacionados aos seguintes tópicos (não limitados a apenas estes):

  •  Atividades extracurriculares
  •  Atração de talentos para a Computação
  • Computação e Multidisciplinaridade
  •  Cursos e currículos
  •  Didática
  •  Diversidade e gênero
  •  Educação a distância
  •  Educação inclusiva
  •  E-learning, M-learning, B-learning
  •  Estilos de aprendizagem
  •  Ética
  •  Formação de professores
  •  Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins)
  •  Integração academia-indústria e estágios
  •  Metodologias de avaliação
  •  Metodologias de ensino e aprendizagem
  •  Metodologias de estudo
  •  Prática profissional
  •  Programas e iniciativas educacionais
  •  Trabalhos de conclusão de curso

 

SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS 

Os trabalhos devem ser enviados no formato PDF através da plataforma JEMS (http://jems.sbc.org.br), respeitando o formato estabelecido pela SBC (http://goo.gl/ka12B), e conter entre 8 e 10 páginas (incluindo anexos). Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação.

Todos os artigos aceitos serão publicados como trabalhos completos nos anais do evento, desde que sejam respeitados os prazos finais para submissão da versão final e inscrição de pelo menos um dos autores no CSBC.

O Comitê de Programa dividirá os artigos a serem apresentados em sessões técnicas ou sessões interativas por meio de pôsteres.

Contrato de Cessão de Direitos Autorais (download)

 

DATAS IMPORTANTES 

  • Prazo final para registro no JEMS (com envio de resumo/abstract): 31 de março de 2014 23 de abril de 2014 (às 23:55h - horário de Brasília)
  • Prazo final para submissão do texto completo: 07 de abril de 2014 24 de abril de 2014 (às 23:55h - horário de Brasília)
  • Notificação de aceitação: 16 de maio de 2014 02 de junho de 2014
  • Prazo final para submissão da versão final e inscrição no congresso: 10 de junho de 2014

Atenção: não haverá avaliação dos resumos/abstracts, apenas dos textos completos.

 

COORDENAÇÃO

  • Carina Dorneles, UFSC
  •  Ecivaldo Matos, UFBA

Colaboradores

  • André Costa Drummond, UnB
  • Jair Cavalcante Leite, UFRN
  • Mirella M. Moro, UFMG
  • Renata Araujo, UNIRIO
  • Ronaldo Celso Messias Correia, FCT/UNESP
  • Simone Martins, UFF
  • Tayana Conte, UFAM

Comitê de Programa

  • Adja Andrade, UFRN
  • Alberto Castro, UFAM
  • Alexandre Cidral, Univille
  • André Campos, UFRN
  • André Costa Drummond, UnB
  • André Lemos, IFTM
  • André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí
  • Anna Friedericka Schwarzelmüller, UFBA
  • Bruno Santana, UFRN
  • Clodis Boscarioli, UNIOESTE
  • Clovis Fernandes, ITA
  • Cristiano Maciel, UFMT
  • Daltro Nunes, UFRGS
  • Danielle Rousy, UFPE
  • Débora Abdalla, UFBA
  • Debora Paiva, UFMS
  • Dilermando Piva Jr., CEETEPS/UNIVESP
  • Ecivaldo Matos, UFBA
  • Edmundo Spoto, UFG
  • Edson Pimentel, UFABC
  • Elaine Oliveira, UFAM
  • Fatima Nunes, USP
  • Ismar Frango, Universidade Cruzeiro do Sul
  • Jair Cavalcante Leite, UFRN
  • Jeane Melo, UFRPE
  • José Maria David, UFJF
  •  Juliana Diniz, UFRPE
  • Lúcia Giraffa, PUC-RS
  • Luiz Merkle, UTFPR
  • Marcelo Duduchi, FATEC-SP/CEETEPS
  • Marcos Borges, Unicamp
  • Maria Augusta Vieira Nelson, PUC-MG
  • Marilia Azevedo, CEETEPS
  • Mirella Moro, UFMG
  • Morganna Diniz, UNIRIO
  • Noemi Rodriguez, PUC-Rio
  • Patrícia Tedesco, UFPE
  • Raquel Prates, UFMG
  • Renata Araujo, UNIRIO
  • Renata Fortes, USP
  • Ronaldo Correia, UNESP
  • Ronaldo Mello, UFSC
  • Rosana Braga, USP
  • Sandra Fabbri, UFSCar
  • Sílvia Amélia Bim, UTFPR
  • Simone Martins, UFF
  • Solange Rezende, USP
  • Sonia França, UFPE
  • Taisy Weber, UFRGS
  • Tayana Conte, UFAM
  • Vaninha Vieira, UFBA

 

Revisores

  • Anderson Belgamo, UNIMEP
  • Bruno Oliveira, USP
  • Daniel Alves, UFMS
  • Draylson Souza, ICMC-USP
  • Eduardo Albuquerque, UFG
  • Elis Cristina Hernandes, UFSCar
  • Erik Antonio, UFSCar
  • Eunice Nunes, UFMT
  • Fabíola Guerra Nakamura, UFAM
  • Fábio Alves, UFMT
  • Hugo do Nascimento, UFG
  • Jerusa Marchi, UFSC
  • Karen Figueiredo, UFMT
  • Laura Lima, UFMT
  • Leandro Galvão, UFAM
  • Leila Bergamasco, USP
  • Maria Adelina Silva Brito, USP
  • Patricia Mendonça, UFMT
  • Rafael Oliveira, USP
  • Renato Bulcão Neto, UFG
  • Soares Loide Rosa, UFMT
  • Solange Rezende, ICMC-USP
  • Taciana Falcão, UFRPE

 

  

Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.



 

Organização

   Promoção   Agência Oficial 

 

 

as CIC B1 cor

 

 Coordenação Geral  

  ifb             logosbctransparente            

 

Patrocínio
 
  cgi     capes     ctic     cnpq     Ministerio de Esportes
             
    ministerio     secretaria     google

 

Apoio
             
logocomnet p       consecti        logo cjr       obs
  sec                 w3c Giga Candanga