O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre pesquisadores, docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação.
Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2014 que ressalta os sistemas sociais e eventos de grandes massas, o tema desta edição do WEI é Educação em Computação na Integração de Sistemas Sócio-Técnico-Culturais. Em um contexto no qual a sociedade se mobiliza através de sistemas computacionais, novos desafios para a Computação surgem a partir da integração de tais sistemas com aspectos socioculturais. No contexto da Educação em Computação, é necessário discutir como preparar os estudantes para participar e desenvolver essa nova realidade.
PROGRAMAÇÃO WEI 2014
29 de julho de 2014
Horário | Atividade |
09:00 - 11:00 | Abertura do WEI |
11:00 - 11:15 | Intervalo |
11:15 - 13:15 | Reunião CNPQ/CAPES |
13:15 - 14:30 | Almoço |
14:30 - 16:30 |
Painel - Os Desafios da Construção de Universidades de Excelência no Brasil Marco Antonio Casanova(PUC-Rio) |
16:30 - 16:45 | Intervalo |
16:45 - 19:00 | Sessão técnica Especial - Best Papers |
30 de julho de 2014
Horário | Atividade |
09:00 - 11:00 |
Grupos de Trabalho (GT) / Fórum de Graduação GT - Ciência da Computação |
11:00 - 11:15 | Intervalo |
11:15 - 13:15 |
Grupos de Trabalho (GT) / Fórum de Graduação GT - Ciência da Computação |
13:15 - 14:30 | Almoço |
14:30 - 16:30 |
SECOMU |
16:30 - 17:30 | Sessão Interativa de Trabalhos (Pôsteres) |
17:30 - 19:00 |
Plenária do WEI (premiação dos melhores trabalhos) |
31 de julho de 2014
Horário | Atividade |
09:00 - 11:00 |
Sessão de Comunicação Oral 01 - Formação de Professores, Currículo e programas Sessão de Comunicação Oral 02 - Didática, Estilos de aprendizagem e Avaliação |
11:00 - 11:15 | Intervalo |
11:15 - 13:15 |
Sessão de Comunicação Oral 03 - Gênero, Educação Inclusiva, Multidisciplinaridade e Ensino |
13:15 - 14:30 | Almoço |
14:30 - 16:30 |
SECOMU |
16:30 - 17:00 | Intervalo |
17:00 - 19:00 |
SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL - BEST PAPERS
Terça-feira, 29 de julho de 2014, 16:45 às 19:00
Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí |
Museu Virtual da História da Computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria |
Computação Desplugada no Ensino de Bancos de Dados na Educação Superior |
PizzaMia: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos Baseado no PMBOK |
Ensino de IHC no Brasil: Panorama Atual e Perspectivas |
Recursos Educacionais Abertos sobre IPv6: um processo de construção e de avaliação da qualidade |
SESSÃO INTERATIVA COM PÔSTERES
Quarta-feira, 30 de julho de 2014, 17:00 às 19:00
A experiência do ambiente da Fábrica de Software como ferramenta de auxílio nas atividades de ensino do curso de Sistemas de Informação do IFC - Campus Araquari Fernando Braz, Instituto Federal Catarinense |
AAPW: Uma ferramenta para facilitar o aprendizado de programação Mouglas Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Alunos como protagonistas na construção do conhecimento: uma experiência prática na disciplina de IHC Diogo Firmo, Humberto Gondim, Federal Rural University of Pernambuco |
Ferramentas de apoio ao aprendizadode programação na FAFICA Marcia Souza, FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (PE), |
Uma Abordagem Simplificada para Experimentação de Artefatos em Trabalhos de Conclusão de Curso Felipe Santos, Kele Belloze, CEFET/RJ |
Uma Metodologia Didática para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Aplicada a Cursos de Computação Tania Pinheiro, UFC |
Integrando o Network Simulator 2.0 a um Ambiente Virtual de Aprendizagem Karl Hansimuller Alelaf Ferreira, Rommel Wladimir de Lima, Marcos Vinicius Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte |
Um Ambiente de Desenvolvimento Personalizável para o Ensino de Programação Willian Frantz, Universidade de Fortaleza |
Aulas Interativas como Catalizador no Processo de Aprendizagem em Programação Daniela Silva, Universidade de Fortaleza |
Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Programação Baseado na relação entre Perfis Cognitivos, Padrões Pedagógicos e Auto-Regulação dos Estudantes Adelito Farias, Tancicleide Gomes, UFRPE |
Juiz online integrado ao ambiente Moodle para avaliação automática de algoritmos Rafael Hernandez Galasso, Universidade do Vale do Itajaí |
NeanderSIM: Simulador Gráfico de Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores Matheus Ullmann, Ana Carolina Inocencio, Marcelo Silva Freitas, Edmundo Dias, Paulo Afonso Junior, Universidade Federal de Goiás. |
Ensino de Programação Linear Online Rodrigo Veras, UFPI |
Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase II) Fabrício Herpich, Rafaela Jardim, UFSM |
A Plataforma Arduino para fins didáticos: Estudo de caso com recolhimento de dados a partir do PLX-DAQ Michelle Melo Cavalcante, Instituto Federal da Bahia |
Simulação do Processo de Substituição de Páginas em Gerência de Memória Virtual Fagner do Nascimento Fonseca, IFBA |
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 01 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULOS E PROGRAMAS
Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 09:00 às 11:00
A formação continuada de professores num curso de Licenciatura em Computação: a integração curricular no desenvolvimentoprofissional |
Formação Articulada entre Docentes na Disciplina de Prática de Ensino para a Licenciatura em Informática do IFRN |
Proposta curricular para minimizar a evasão do curso de BSI da UTFPR |
Uma pesquisa de opiniao sobre a relevância dos conteúdos abrangidos pelo POSCOMP |
Aplicação da Gamificação da Disciplina de Empreendedorismo |
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 02 - DIDÁTICA, ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 09:00 às 11:00
Montanha de Chomsky: jogo tutor para auxílio no ensino de Teoria da Computação. |
Metodologia de Diagnóstico e Regulação de Componentes de Habilidades da Aprendizagem de Programação |
APRENDE: Um novo sistema tutor inteligente para auxiliar nas dificuldades dos conteúdos de algoritmos e programação |
TRANSVERSAL: Uma Abordagem Sistêmica Para Predição de Desempenho de Estudantes no ENADE por meio do uso do Ciclo PDCA |
Arcabouço Multidimensional de Avaliação dos Discentes baseado na Análise de Recursos Pedagógicos |
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 03 - GÊNERO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO E MULTIDISCIPLINARIDADE
Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 11:15 às 13:15
Como jogos educacionais são desenvolvidos? Uma revisão sistemática da literatura |
Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros: Um Relato de Experiência |
Perfil Feminino em Computação: Análise Inicial |
LEDS: Um Ambiente para Impulsionar o Aprendizado em Computação |
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS 04 - EDUCAÇÃO BÁSICA, PROGRAMAS E INICIATIVAS EDUCACIONAIS
Quinta-feira, 31 de julho de 2014, 11:15 às 13:15
Análise de ferramentas para o ensino de computação na educação básica |
A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação |
Programação de Computadores no Ensino Fundamental : Experiências com Logo e Scratch em Escola Pública |
Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência |
O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: Perfis, percepções e reflexões |
TÓPICOS DE INTERESSE
O WEI convida a submissão de artigos (de 8 a 10 páginas) sobre Educação em Computação (educação básica,graduação, pós-graduação, educação não-formal e corporativa) nas seguintes categorias:
Em todas as categorias, os artigos devem apresentar trabalhos originais, incluindo a revisão de trabalhos relacionados que ajudem a contextualizar a presente submissão. Dentro das quatro categorias, convida-se submissões que versem sobre qualquer temática relacionada ao ensino/aprendizagem de Computação, seja na educação básica, graduação, pós-graduação, educação não-formal e corporativa ou em outros cursos relacionados à área.
Os artigos devem estar relacionados aos seguintes tópicos (não limitados a apenas estes):
SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS
Os trabalhos devem ser enviados no formato PDF através da plataforma JEMS (http://jems.sbc.org.br), respeitando o formato estabelecido pela SBC (http://goo.gl/ka12B), e conter entre 8 e 10 páginas (incluindo anexos). Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação.
Todos os artigos aceitos serão publicados como trabalhos completos nos anais do evento, desde que sejam respeitados os prazos finais para submissão da versão final e inscrição de pelo menos um dos autores no CSBC.
O Comitê de Programa dividirá os artigos a serem apresentados em sessões técnicas ou sessões interativas por meio de pôsteres.
Contrato de Cessão de Direitos Autorais (download)
DATAS IMPORTANTES
Atenção: não haverá avaliação dos resumos/abstracts, apenas dos textos completos.
COORDENAÇÃO
Colaboradores
Comitê de Programa
Revisores
Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.