JAI 5 - Empreendedorismo em Computação e Startups de Software

Fabio Kon, Julian Monteiro (IME/USP)

 

RESUMO

 Esse minicurso tem como objetivo principal apresentar tanto os conceitos básicos relacionados ao empreendedorismo com foco em inovação tecnológica como seu emprego em empresas startup de software e internet. O objetivo e incentivar o espírito empreendedor em alunos e profissionais de Computação e demais interessados em inovação tecnológica em torno de software, apresentando o estado da arte de técnicas para a criação de empresas ágeis, que entregam soluções escaláveis a um grande numero de clientes. Após esse minicurso, o leitor deve ser capaz de refletir sobre as possibilidades de criação de um negócio sustentável a partir de uma ideia tecnológica inovadora e ter uma ideia dos passos a seguir para criar uma empresa de sucesso. Abordamos aqui as técnicas de Startup Enxuta (Lean Startup), Desenvolvimento de Cliente (Customer Development) e Painel de Modelo de Negócios (Business Model Canvas) e damos uma visão geral do empreendedorismo de base tecnologica e o ecossistema de startups digitais.

 

CV DOS AUTORES

Fabio Kon é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação do IMEUSP. Graduou-se em Ciência da Computação pela USP (1990) e em Música pela UNESP (1992). Obteve seu doutoramento em Ciência da Computação na Universidade de Illinois em UrbanaChampaign, EUA (2000), onde também atuou como pesquisador da Startup VOSAIC, a primeira empresa de streaming de vídeo da história da Internet, uma spinoff do grupo de pesquisa onde realizava o doutorado. Atua em Ciência da Computação e sua principal área de pesquisa é Sistemas Distribuídos e Middleware, tendo recebido o prêmio "10 Year Best Paper Award" na International Middleware Conference em 2010. Realiza também pesquisas em Computação Musical, Software Livre, Desenvolvimento Ágil de Software e nas interfaces entre a Computação e a áreas de Música e Saúde. Foi membro da diretoria internacional da Open Source Initiative (OSI), é vicediretor do centro de Competência em Software Livre do IME/USP, e é EditorChefe do periódico de acesso aberto Springer Journal of Internet Services and Applications. Possui mais de 120 artigos completos publicados em periódicos e congressos com revisão/seleção por pares, sempre na área de tecnologia e software. Nos últimos 10 anos Fabio tem se dedicado a incentivar o empreendedorismo de seus alunos e auxiliálos na criação de startups. Mais recentemente, tem se debruçado com maior ênfase no tópico de Empreendedorismo como objeto de pesquisa. Passou o 2o semestre de 2013 como professor visitante na Universidade de Technion em Israel, pesquisando sobre o Ecossistema de Startups de Software de Israel com apoio da FAPESP. Atualmente, coordena um projeto de pesquisa financiado pelo Edital Universal do CNPq, intitulado Empreendedorismo em Computação: Startups, Métodos Ágeis e Software Livre e leciona a disciplina de Empreendedorismo para Ciência da Computação no IMEUSP.

Julian Geraldes Monteiro é cofundador do Onthehive, aplicação móvel para eventos sociais que permite a criação de albums de fotografia colaborativos e é também cofundador da Scipopulis, empresa de desenvolvimento de soluções para a mobilidade urbana. Graduado e Mestre pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2000 e 2007 respectivamente), e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Nice Sophia Antipolis, França (2010), na área de modelagem de sistemas distribuídos. Recebeu dois prêmios de melhor artigo em conferências (2006 e 2009) e o terceiro lugar no Prêmio de Tesis de Maestria do CLEI (2008). Participou de projetos de pesquisa europeus na área de otimização em redes (AELOUS, SPREADS) e cooperação FrancoBrasileiras (MOBIDYN). Tem larga experiência em desenvolvimento de software e faz parte da Agilcoop (www.agilcoop.org.br) iniciativa de professores, alunos e exalunos do IMEUSP para se manterem na vanguarda do desenvolvimento de software com qualidade. Atualmente trabalha na empresa MAPS Soluções e Serviços/Cittati Tecnologia, sendo responsável pela estruturação da área de Pesquisa e Inovação. Tem atuado há dois anos como líder na reestruturação tecnológica da empresa, cujo negócio principal é a gestão e o monitoramento online de frotas de ônibus.

 

Organização

   Promoção   Agência Oficial 

 

 

as CIC B1 cor

 

 Coordenação Geral  

  ifb             logosbctransparente            

 

Patrocínio
 
  cgi     capes     ctic     cnpq     Ministerio de Esportes
             
    ministerio     secretaria     google

 

Apoio
             
logocomnet p       consecti        logo cjr       obs
  sec                 w3c Giga Candanga