JAI 4 - Introdução à Mineração de Opiniões

Karin Becker (UFRGS)

 

RESUMO

 Opiniões são fundamentais para quase todas as atividades humanas, e influenciam sobremaneira nosso comportamento. Governos, empresas e organizações dependem de opinião pública para definir estratégias que melhorem os serviços que prestam, ou aumentem o sucesso e visibilidade das marcas, entidades ou causas que representam. Redes sociais, fóruns, twitter, jornais e sites de avaliação de produtos e serviços on-line, são exemplos das plataformas web que permitem a usuários expressarem suas opiniões. A mineração de opinião, ou análise de sentimento, é um campo recente que visa identificar automaticamente o conteúdo de opinião, e determinar o sentimento, percepção ou atitude do público em relação a seu alvo. Este minicurso tem como objetivo apresentar os principais conceitos e técnicas utilizadas para a opinião de mineração, e ilustrar sua aplicação prática usando um estudo de caso, bem como trabalhos relacionados. Ele compreende a motivação para a área, a fundamentação teórica e os conceitos fundamentais; as funções básicas de processamento de linguagem natural necessárias; o processo de mineração de opinião e as abordagens de classificação de polaridade; uma ilustração usando um estudo de caso real, e uma discussão de trabalhos relacionados.

CV DA AUTORA

Karin Becker possui Mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (1989), e Doutorado em Ciências (Opção Informática) pela Université de Namur (1993), Bélgica. Desde 2010, atua como professora adjunta no Instituto de Informática – UFRGS, e orientadora cadastrada no Programa de Pós-.‐Graduação em Ciência da Computação (CAPES nota 7), onde desenvolve pesquisas na área de descoberta de conhecimento em banco de dados, mineração de dados da web, e inteligência de negócios. Possui ampla experiência na academia e na indústria de desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Seus projetos atuais na área de mineração de dados envolvem mineração de serviços web para apoio à evolução e mineração de opinião para monitoração da evolução do sentimento. Possui cerca de 80 publicações, entre revistas, capítulos de livros e artigos completos em eventos nacionais e internacionais. Já atuou como presidente do comitê de programa e do steering committe do SBBD, além de membro do comitê de programa de inúmeras conferências nacionais e internacionais.

 

Organização

   Promoção   Agência Oficial 

 

 

as CIC B1 cor

 

 Coordenação Geral  

  ifb             logosbctransparente            

 

Patrocínio
 
  cgi     capes     ctic     cnpq     Ministerio de Esportes
             
    ministerio     secretaria     google

 

Apoio
             
logocomnet p       consecti        logo cjr       obs
  sec                 w3c Giga Candanga