JAI 3 - Gerenciamento de Dados em Nuvem

Flavio R. C. Sousa, Javam C. Machado (UFC)

 

RESUMO

Computação em nuvem é um paradigma de computação orientado a serviços extremamente bem sucedido que revolucionou a forma como a infraestrutura de computação é disponibilizada e utilizada. Escalabilidade, elasticidade, pagamento baseado no uso são as principais razões para o sucesso na adoção generalizada de infraestruturas em nuvem. Como a maioria das aplicações em nuvem é orientada a dados, sistemas de gerenciamento de dados são componentes fundamentais na pilha de software da nuvem. Por outro lado, este novo paradigma de computação requer grandes mudanças nos sistemas de gerenciamento de dados, pois estes sistemas necessitam tratar questões de escalabilidade, elasticidade, disponibilidade, desempenho e custo, por exemplo. Este minicurso tem por objetivo apresentar os conceitos do gerenciamento de dados em nuvem. Além disso, são apresentados os principais sistemas utilizados neste contexto, incluindo uma classificação e um comparativo entre estes sistemas. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre o tema, destacando desafios e tendências para o desenvolvimento de soluções no gerenciamento de dados em nuvem.

CV DOS AUTORES

Flavio R. C. Sousa é Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Adjunto na mesma instituição. Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software da UFC em Quixada (2009-2011). Ele é autor e apresentador de minicursos que tratam de computação em nuvem, gerenciamento de dados, elasticidade e análise de dados neste ambiente, respectivamente. Foi contemplado com as bolsas Amazon Web Services Research in Education e Microsoft Windows Azure Education para a pesquisa e o ensino da computação em nuvem. Participou de projetos junto a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), com foco em federação e diretórios coorporativos. Orienta alunos de graduação e pós-graduação no tema de gerenciamento de dados em nuvem. Contribuiu ativamente no desenvolvimento do SGBD XML Nativo Sedna, em parceria com o ISPRAS/Russia. Administrador da nuvem privada de pesquisa da UFC http://cloud.lia.ufc.br/. Ministra disciplinas sobre Computação em Nuvem nos cursos de graduação e pós-graduação da UFC desde 2011. Palestrante sobre Computação em Nuvem e Big Data em diversos eventos http://bit.ly/flaviosousa. Atualmente esta envolvido no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento e análise de grandes volumes de dados utilizando infraestruturas de computação em nuvem.

Javam C. Machado é Doutor em Informática pela Université de Grenoble I e Pós-Doutor pelo Institut National de Telecommunications. Professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Por dois anos consecutivos foi coordenador de trilha do Workshop de Software Livre do FISL - PortoAlegre. Foi coordenador do Forum de Diretores de TI das Universidades Federais do Brasil e diretor tecnologia da informação da mesma Universidade entre 2003 e 2011. Faz parte do projeto Brafitec de formação de engenheiros com universidades francesas cujo tema e Computação nas Nuvens (Projeto Capes/Brafitec 093/11). Ele é o coordenador local (UFC), sendo que este projeto tem duração de 2 anos e foi renovado ate 2014. É coordenador de vários projetos de pesquisa e desenvolvimento em Computação, além de atuar como pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da UFC. Já orientou quinze dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Atualmente, ele orienta dois alunos de doutorado, três alunos de mestrado e um aluno de graduação. Ele também tem experiência em projetos de P&D em conjunto com o Laboratório Sistemas e de Banco de Dados (LSBD) por meio de projetos de Lei de Informática.

 

Organização

   Promoção   Agência Oficial 

 

 

as CIC B1 cor

 

 Coordenação Geral  

  ifb             logosbctransparente            

 

Patrocínio
 
  cgi     capes     ctic     cnpq     Ministerio de Esportes
             
    ministerio     secretaria     google

 

Apoio
             
logocomnet p       consecti        logo cjr       obs
  sec                 w3c Giga Candanga