JAI - XXXIII Jornadas de Atualização em Informática

 

  • Coodenadores Gerais: Ana Carolina Salgado (UFPE) e Bernadette Farias Lóscio (UFPE)

Constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores sênior da comunidade, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática se atualizarem em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil. As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por um conjunto de minicursos de seis horas de duração cada, enfocando temas avançados, mas ao mesmo tempo maduros, que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação.

 

Os Minicursos do JAI aprovados para o CSBC 2014, são os seguintes :

           Kelly Braguetto e Daniel Cordeiro (IME/USP)

           Gerson Cavalheiro e André Du Bois (UFPel)

           Flávio Sousa e Javam Machado (UFC)

           Karin Becker (UFRGS)

          Fabio Kon e Julian Monteiro (IME/USP)

Para os horários de cada minicurso JAI, consultar a Programação do evento.

 

Chamada do Evento

As Jornadas de Atualização em Informática (JAI) constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores sênior da nossa comunidade, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática se atualizarem em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil.

As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por um conjunto de minicursos de seis horas de duração cada, enfocando temas avançados, mas ao mesmo tempo maduros, que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação.

Em 2014, serão selecionados até 06 minicursos. Na seleção dos cursos será levada em conta a senioridade do palestrante, competência demonstrada na sua área de atuação, importância e abrangência do tema proposto, e potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos.

Todo o processo de submissão e seleção será conduzido usando o sistema JEMS da SBC. Os autores que ainda não têm registro no sistema JEMS deverão registrar-se antes de submeter a proposta. Sugere-se que o registro seja feito com bastante antecedência para que haja tempo de o sistema enviar a senha que será indispensável para realizar a submissão.

DATAS IMPORTANTES

Submissão da proposta de curso – 23 de Fevereiro de 2014 (um único arquivo PDF)

Resultado da avaliação das propostas – 05 de Abril de 2014

Submissão do texto completo para o curso – 18 de Maio de 2014

Resultado da avaliação do texto e solicitações de modificação – 01 de Junho de 2014

Submissão da versão definitiva – 08 de Junho de 2014.

FORMATO DA PROPOSTA

Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas pelo sistema JEMS https://submissoes.sbc.org.br/ até a data limite de ***** 23/02/2014 ***** conforme as instruções abaixo.

Cada proposta de curso deve estar contida em um único arquivo em formato PDF e seguir a estrutura abaixo; caso contrário, será rejeitada sem ser analisada.

1. Dados de identificação (uma página)

* título do minicurso;

* autor(es) (instituição de origem, endereço, telefone, e-mail);

* nome do apresentador do curso (se houver dois autores).

2. Resumos em português e em inglês, até 200 palavras cada (uma página)

3. Dados gerais (uma página)

* objetivos do curso e tratamento dado ao tema, por exemplo: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento em aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação;

* perfil desejado dos participantes;

* infra-estrutura física necessária para a apresentação, por exemplo: retroprojetor, microcomputador com canhão de projeção, sistema de som, equipamentos especiais.

4. Estrutura detalhada do texto (oito a dez páginas)

* o texto de cada curso constituirá um capítulo do livro e deverá ser constituído de seções e subseções;

* cada seção e subseção deverá ter uma descrição precisa do seu conteúdo de maneira que seja possível avaliar o texto.

5. Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).

6. Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações consideradas importantes para a proposta.

PROCESSO DE SELECAO

O processo de seleção tem duas etapas. Na primeira, são selecionadas propostas de cursos. Na segunda etapa, os textos finais submetidos são avaliados, podendo ser desqualificados se não atenderem às condições necessárias a um texto para curso JAI.

Seleção inicial - A seleção inicial das propostas será feita com base em um processo classificatório, com avaliação e discussão das propostas pelo Comissão de Avaliação. Os critérios de seleção incluirão:

* competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso

* qualidade da proposta

* maturidade do assunto proposto

* importância e abrangência do tema proposto, refletindo uma visão ampla de algum tópico

* curriculum vitae do(s) proponente(s)

* distribuição dos assuntos em várias áreas da Computação

* aderência às instruções desta chamada

Importante: As JAI são minicursos voltados a apresentar técnicas estabelecidas que são importantes na área acadêmica ou profissional, mas que muitos alunos não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta. Não serão aceitas propostas voltadas à divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, entre outros.

A Comissão de Avaliação prefere propostas submetidas por um único autor mas, excepcionalmente, serão aceitas propostas com dois autores, sendo que ambos devem ser pesquisadores experientes. Neste caso, deverá ser indicado, no momento da submissão da proposta, aquele que ministrará o curso. Serão cobertas despesas de viagem e de estadia apenas para UM instrutor de cada curso selecionado.

Os autores de propostas selecionadas para a fase seguinte serão notificados até o dia *** 05/04/2014.

TEXTO DO CURSO

Os proponentes das propostas selecionadas deverão preparar um texto de 40 a no máximo 50 páginas com o material didático do seu curso para ser incluído como um capítulo do livro a ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final das JAI.

Os autores deverão entregar os textos a serem incluídos no livro até o dia ***18/05/2014***. Este texto será revisto por pelo menos dois integrantes do Comitê Editorial a ser formado após a seleção, em função das áreas cobertas; este período de revisão deverá ser concluído até o dia ***01/06/2014***. Os critérios de revisão dos textos incluirão:

* aderência à proposta inicial

* corretude técnica do texto

* qualidade da escrita: estilo, erros, exagero no uso de termos estrangeiros, etc.

* estrutura do texto

* aderência às instruções sobre a formatação do texto

* qualidade das figuras, tabelas, equações, entre outros

* qualidade dos resumos em português e em inglês

A Comissão se reserva o direito de rejeitar trabalhos que apresentem problemas relacionados a esses critérios que sejam inviáveis de correção em tempo hábil.

FORMATO DO TEXTO FINAL

Os textos finais serão aceitos somente se produzidos utilizando o sistema LaTeX ou então Word da Microsoft (ou compatível). O formato exato para a entrega desses textos será divulgado oportunamente aos autores cujas propostas iniciais forem aceitas. Os autores deverão incluir todo o material necessário para que a Editora que publicará o livro possa gerar a versão final.

Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar os textos finais no prazo máximo de uma semana após a recepção das avaliações dos revisores. Poderá haver mais revisões, inclusive da própria Editora; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões no prazo máximo de três dias.

Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento cedendo os direitos autorais à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará a exclusão da proposta do programa das JAI.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO (parcial)

Ana Carolina Salgado (UFPE) - coordenadora

André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP)

Antônio Lopes Apolinário Jr. (UFBA)

Bernadette Farias Lóscio (UFPE) - coordenadora

Flávia Santoro (UNIRIO)

Karin Breitman (PUC-RIO)

Thais Batista (UFRN)

Taisy Weber (UFRGS)

CONTATOS

Ana Carolina Salgado – This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Bernadette Farias Lóscio – This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

JAI 1 - Introdução à Modelagem e Execução de Workflows Científicos - 28/7-30/7
           Kelly Braguetto e Daniel Cordeiro (IME/USP)

JAI 2 - Ferramentas Modernas para Programação Multithread 28/7-30/7
           Gerson Cavalheiro e André Du Bois (UFPel)

JAI 3 - Gerenciamento de Dados em Nuvem 28/7-30/7
           Flávio Sousa e Javam Machado (UFC)

JAI 4 - Introdução à Mineração de Opiniões 29/7-31/7
           Karin Becker (UFRGS)

JAI 5 - Empreendedorismo em Computação e Startups de Software 30/7-31/7
          Fabio Kon e Julian Monteiro (IME/USP)

Para os horários de cada minicurso JAI, consultar a Programação do evento.

 

Organização

   Promoção   Agência Oficial 

 

 

as CIC B1 cor

 

 Coordenação Geral  

  ifb             logosbctransparente            

 

Patrocínio
 
  cgi     capes     ctic     cnpq     Ministerio de Esportes
             
    ministerio     secretaria     google

 

Apoio
             
logocomnet p       consecti        logo cjr       obs
  sec                 w3c Giga Candanga