COMPUTEC - XVI Seminário de Computação e Mercado

  • Coodenador Geral: Avelino Zorzo (PUC/RS)
  • Coodenadora Local: Aleteia Favacho (UnB)

 

O COMPUTEC aborda a área de Computação desde uma perspectiva da tecnologia e da inovação, defendendo o incremento da cooperação e da interação entre as universidades, as empresas e o diferentes níveis de governo. Esta reflexão proposta pelo COMPUTEC está inserida em um contexto nacional de forte prioridade das agencias de fomento governamentais para a área de inovação e transferência de tecnologia, estimulando a ampliação da cooperação entre as universidades, as empresas e o governo. Neste sentido, o COMPUTEC está organizado de forma a identificar e analisar desafios e oportunidades na área de inovação e desenvolvimento tecnológico, na área de Computação, no contexto da Hélice Tripla. Ao propiciar esta reflexão e discussão, com destacados representantes da academia e das empresas, pretende-se contribuir consideravelmente para o avanço da Computação no Brasil.

No COMPUTEC as ideias são apresentadas e discutidas por meio de painéis e palestras que abordam os temas propostos em diversos aspectos tais como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, pesquisa aplicada, oportunidades e desafios e programas governamentais na área de inovação. Logo, os pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas públicas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, deverão trazer à discussão temas extremamente relevantes àqueles que estão prospectando novas oportunidades e buscando preparar-se para um melhor entendimento dos desafios para os diversos atores públicos e privados envolvidos, nas áreas acadêmicas (docentes, pesquisadores e estudantes), empresarias e governamentais.

 

PROGRAMAÇÃO

 

30/07/2014

 

 

09:00 às 09:40     

O TECNOPUC e seu ecossistema.
Julio Cesar Ferst - Administrador TecnoPUC Viamão


Resumo: Apresentação do Parque Cientifico e Tecnológico da PUCRS – TECNOPUC e seus diversos agentes, formando um ecossistema para a Pesquisa, desenvolvimento e Inovação.

  
 cesar    

 

     

 

Tendências em TI e seus desafios
Geraldo Gomes - Gerente Sênior de TI da Dell Computadores do Brasil


Resumo: A função TI esta em cada atividade das organizações modernas e por esta razão apresenta desafios enormes para seus profissionais. O nível de serviço corporativo da TI é pressionado pela experiência adquirida pelas pessoas no uso de gadgets e aplicações pessoais. A TI corporativa necessita estar preparada para oferecer serviços similares aos que os indivíduos possuem na vida privada. Os profissionais de TI precisam de atualizações tecnológicas constantes para manter o nível de serviço e utilizar a inovação para a criação de diferenciais que possam alavancar os negócios. Neste novo paradigma, a integração entre as empresas, as universidades e os governos é fundamental para o atingimento dos objetivos das organizações, dos profissionais e da sociedade. Esta integração também apresenta características únicas e novos desafios a serem vencidos.

09:40 às 10:20

 

geraldo

   

 

10:20 às 11:00

                                                                                                                                                                                                                        

 

Estudos de Fluxo de Multidões para Copa do Mundo e Olimpíadas
Elias Carlos Correa Temponi - Modelle Logística e Engenharia


Resumo: Nesta palestra serão apresentados alguns trabalhos realizados pela empresa Modelle/Grupo Tectran para os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas. Serão apresentados os estudos de fluxos de multidões nos estádios do Mineirão, Arena da Baixada e Engenhão, bem como em algumas obras de infra-estrutura tais como metro e terminais de BRT.

 

 

 

  

11:15 às 11:55    

 

Sistemas de Comando e Controle: Caracterização e Tecnologias Embarcadas
Clayton Jones Alves da Silva - Gerente de Negócios do C.E.S.A.R.


Resumo: Os Sistemas de Comando e Controle (SisC2) para o segmento de defesa se caracterizam como sistemas complexos com ênfase na informação. Contemplam alguns subsistemas, entre os quais o subsistema de aplicações de software, que requerem domínio de tecnologias críticas e sensíveis. O desenho de conceito e de engenharia de software e a fusão de dados e integração das informações multisensores são típicas tecnologias críticas e sensíveis que podem contribuir para reduzir o gap tecnológico do Brasil em relação a outras nações. Os projetos estratégicos de defesa atuais constituem ótima oportunidade para esse campo.

 

 cesar    

 

     

 

Arquiteturas de solução como um vetor estratégico para a introdução de novas tecnologias nas soluções de negócio.
Diego de Azevêdo Ribeiro - Superintendência de Suporte à Tecnologia - Diretoria de Desenvolvimento SERPRO


Resumo: A proliferação de novas tecnologias está cada vez maior no mercado de soluções de TI. Essas tecnologias são muito importante e, em alguns casos, ponto crítico de sucesso para a criação de novas soluções. Nesse cenário, as estratégias e processos para definição e implementação das arquiteturas se tornam fundamentais, pois podem acelerar o processo de adoção de uma tecnologia em uma organização de TI. Além disso, através desses processos para definições de arquiteturas, é possível definir diretrizes arquiteturais que levem à soluções de negócio com tecnologias inovadoras, alinhadas com as expectativas estratégicas da empresa.

 

11:55 às 12:35 

diego

   

 

 

12:35 às 13:15    

 

Iniciativas Acadêmicas da IBM para TI

Luis Flavio Silva - IBM
Michaelle Maranhao dos Santos - IBM


Resumo: A IBM possui programa de Iniciativas Acadêmicas onde são desenvolvidos projetos com instituições de ensino reconhecidas pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura - para contribuir na formação de novos profissionais e incentivar os que estão estudando a se manter na área. Um dos objetivos é vocacionar estudantes a ingressar na área de TI.

 

 Luis Flavio Silva    

 

 

13:15 às 14:30 - Almoço 

14:30 às 16:30 - SECOMU 

16:30 às 17:00 - Intervalo 

17:00-19:00 - Painel sobre os grandes desafios da computação

Painelistas: Geraldo Gomes (Dell), Marcia Ito (IBM), Diego Ribeiro (SERPRO), Freud Oliveira (Assespro)

Moderadora: Prof. Avelino Francisco Zorzo (PUCRS)

 

 

Organização

   Promoção   Agência Oficial 

 

 

as CIC B1 cor

 

 Coordenação Geral  

  ifb             logosbctransparente            

 

Patrocínio
 
  cgi     capes     ctic     cnpq     Ministerio de Esportes
             
    ministerio     secretaria     google

 

Apoio
             
logocomnet p       consecti        logo cjr       obs
  sec                 w3c Giga Candanga